14/06/23 às 18h18
Atualizado em 10/08/24 às 12h50
Visualizações: 269
Imagem: Divulgação / Redes sociais
Terceira edição do evento discutirá iniciativas da empresa relacionadas ao ESG e contará com première do documentário Marisqueiras da Lagoa Mundaú
São Paulo, junho de 2023 - A Portobello Grupo, globalmente reconhecido por seu design e inovação no setor de revestimentos, que tem no ESG um dos grandes pilares de atuação em todas as suas unidades - Pointer, Shop, América e Portobello, promove a Semana da Sustentabilidade entre os dias 14 e 23 de junho, que mostrará ações da empresa relacionadas ao tema.
Cesar Gomes Junior, chairman da Portobello Grupo, dá início à série de eventos na quarta-feira (14/6), às 14h, com a palestra para o público interno Avanços Estratégicos no Plano ESG, onde falará sobre os principais pontos de destaque do último relatório de sustentabilidade, publicado em abril deste ano.
“O documento destaca pontos de evolução da empresa em ESG, tais como nomeação de mulheres para a alta diretoria e para o conselho de administração, engajamento dos colaboradores em programas de voluntariado para doação de tempo e conhecimento, a primeira loja da rede Portobello Shop com certificação LEED Platinum, em Curitiba, recuperação de jazidas utilizadas pela companhia e alto investimento em energia renovável”, afirma Scheila Orlandi, Coordenadora de Sustentabilidade do Portobello Grupo.
A Semana da Sustentabilidade contará também com a première do documentário Marisqueiras da Lagoa Mundaú, que mostra como a ressignificação casca do sururu, molusco marinho popular em Alagoas, se tornou matéria-prima para a produção de cobogó produzido na própria comunidade do Vergel, às margens da lagoa Mundaú e vendido na rede Portobello Shop, impulsionando o desenvolvimento econômico de comunidades em situação de vulnerabilidade. O filme será exibido no dia 15 de junho, às 16h, no Linkedin da companhia.
No dia seguinte (16/6), das 9h às 18h, acontece o programa de capacitação Leis de Incentivo Fiscal: aprenda a mobilizar recursos ou investir seus impostos em áreas sociais, com transmissão pelo Youtube da Pointer. Encerrando a programação aberta ao público, no dia 21, às 9h15, tem início o painel de discussão Sustentabilidade no Varejo, que contará com a participação de convidados especiais com a entrega do Certificado Leed Platinum, que reconhece operações totalmente sustentáveis, à loja Portobello Shop Jardim Social, em Curitiba. É possível acompanhar o debate através do Linkedin Portobello Shop.
Os eventos direcionados ao público interno na Semana da Sustentabilidade trazem temas importantes para a Portobello Grupo, atuação junto às comunidades nas quais a empresa está inserida, diversidade e inclusão, colaboração mútua e governança. No dia 14/6, às 14h, será oficialmente lançado o Projeto Jardim Social, uma parceria entre Portobello, Prefeitura de Tijucas, Engie Energia, Polícia Militar e Univali, cujo objetivo é promover projetos sociais e construir um centro comunitário no bairro Jardim Progresso.
No dia 19/6, das 8h30 às 14h, ocorre a estreia do programa Embaixadores da Diversidade e o primeiro encontro da Jornada da Inclusão. No dia 20, às 14h, a Portobello Grupo apresenta sua nova rede social corporativa e seu Manifesto de Comunicação, no evento Colaboração e Protagonismo: o futuro da nossa comunicação. Dia 22/6, também às 14h, a Unidade Portobello, em Tijucas (SC), sedia o Governance Day, com apresentações das áreas de governança, como compliance, gestão de riscos, controles internos e auditoria interna, além da palestra de um convidado especial. O programa Voluntariado encerra a Semana da Sustentabilidade, na sexta-feira (23/6), com a revitalização de espaços públicos e ações em entidades sem fins lucrativos em Maceió, Tijucas (SC), e Florianópolis.
Sustentabilidade nas Unidades do Portobello Grupo
O Relatório destaca ações importantes da empresa, como as que acontecem na fábrica da Unidade Portobello, em Tijucas, Santa Catarina, onde, em 2022, 100% dos resíduos produzidos no parque fabril foram reutilizados e no mesmo período, ocorreu o reaproveitamento máximo no consumo de água, resultando em uma queda de pelo menos 10% do gasto deste recurso natural. Na fábrica da Pointer o resultado também foi extremamente satisfatório e 96% do seus resíduos foram reciclados e o restante, encaminhado devidamente para aterros.
Destaque ainda para a Unidade Portobello Shop, responsável pelo segmento de varejo do Grupo, que inaugurou sua primeira loja construída com os critérios Leed Platinum, a unidade, que fica na cidade de Curitiba, é um piloto do projeto Ser + Sustentável = Compromisso, envolvendo os esforços do grupo em levar a sustentabilidade em todas as suas esferas de atuação - desde a extração da matéria-prima até o varejo.
O projeto, a obra e a operação seguiram premissas, parâmetros e critérios LEED Retail, para garantir o funcionamento da unidade modelo de forma totalmente sustentável, incluindo ações como: autossuficiência em produção de energia no espaço por meio de placas solares, o uso eficiente de água; a instalação de bicicletários para colaboradores e clientes; e vagas para veículos eficientes e com carregador elétrico. Recentemente a marca recebeu a certificação LEED Platinum, a mais alta certificação da U.S. Green Building Council, sobre prédios sustentáveis e espera-se ainda atingir importantes marcos nesta loja, como a redução de 76% do consumo de água potável, além da LEED Zero Energy.
A Unidade Portobello America, responsável pela operação do Grupo nos Estados Unidos, consolida seu projeto de internacionalização a partir da construção da nova fábrica em Baxter, Tennessee. A nova fábrica - que leva as operações sustentáveis que são referência do Portobello Grupo no mercado brasileiro - inicia operação em abril, já com diversas tecnologias que auxiliam na redução do consumo de energia em cerca de 20%.
SOBRE O PORTOBELLO GRUPO
Portobello Grupo é líder em inovação e design, uma das principais empresas de revestimentos no Brasil, além de protagonista global no setor. O Grupo possui quatro unidades de negócio no Brasil e nos Estados Unidos.
A unidade de varejo, prioridade estratégica do grupo, é a Portobello Shop, única rede de soluções em revestimentos no Brasil, com 143 franquias e lojas próprias em todas as regiões. A empresa exercita a centralidade no cliente através da melhor experiência possível com a marca para os profissionais de arquitetura e design e os consumidores finais.
A Portobello distribui seus produtos através dos principais home centers do país, do mercado imobiliário e grandes obras, além da exportação para mais de 60 países. Essa unidade tem um parque industrial em Tijucas, Santa Catarina, com a produção dos mais inovadores produtos cerâmicos, com destaque para as lastras em porcelanato.
A Pointer é a marca de design democrático, com atuação na região nordeste do país, além da exportação, e uma unidade industrial estruturada para ser a mais sustentável possível, em Marechal Deodoro, Alagoas.
A Portobello America materializa a estratégia de internacionalização do grupo, com uma operação de distribuição consolidada e a construção do primeiro parque fabril da marca, em Baxter, Tennessee, com produção a partir de abril de 2023.
Listada na B3 (PTBL3), a empresa segue as mais avançadas práticas de governança corporativa, com destaque para a gestão ESG, estruturada a partir de um Comitê de Sustentabilidade, composto pelo Presidente do Conselho e acionistas. Signatário do Pacto Global, o Grupo tem metas orientadas pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Informações Imprensa - Marqueterie Comunicação
Celina Cardoso
[email protected] / 11 95347-6130
Teresa Westin
[email protected] / (11) 95386-6983
Bia Azevedo
[email protected]/ (11) 95387-1300
Mais lidas de hoje