Possível morte por picada de aranha-marrom está sendo investigada em Tijucas

27/01/26 às 16h16
Atualizado em 27/01/26 às 20h01
Visualizações: 149

Foto / Montagem: Agência Digital Space

A Prefeitura de Tijucas, por meio da Vigilância em Saúde, emitiu um alerta à população sobre os riscos relacionados à aranha-marrom,após a investigação de um caso de óbito, que pode ter sido por conta da picada da aranha. Discreta e de hábitos noturnos, a espécie costuma se esconder durante o dia, o que aumenta o risco de acidentes, principalmente dentro das residências.

Ela é uma aranha relativamente pequena, com corpo marrom-acastanhado, que costuma se esconder em locais escuros e pouco movimentados, como atrás de móveis, caixas ou dentro de sapatos e roupas. A picada geralmente ocorre quando o animal é comprimido contra a pele, por exemplo, ao vestir uma roupa ou calçar um calçado.
Sintomas da picada

A aranha-marrom não costuma causar dor imediata, o que pode atrasar a percepção da picada. Os primeiros sinais normalmente surgem horas depois e incluem:

Dor, vermelhidão e inchaço no local da picada;

Lesão que pode evoluir para necrose (morte do tecido) e ferida de difícil cicatrização;

Em casos mais graves, pode ocorrer escurecimento da urina, febre, náuseas, vômitos e tontura;

Segundo órgãos de saúde, a evolução pode variar: a maioria dos casos é leve e tratada eficazmente, mas uma pequena parcela pode evoluir para quadros mais sérios que exigem acompanhamento médico especializado.
Cuidados imediatos

Em caso de suspeita de picada por aranha-marrom, as autoridades sanitárias recomendam:

Lavar o local da picada com água e sabão;

Aplicar compressas frias para aliviar dor e inchaço;

Procurar atendimento médico imediatamente, de preferência levando o animal ou uma foto para identificação;

Evitar remédios caseiros e não fazer cortes ou sucções no local.

Prevenção é essencial

Especialistas em vigilância sanitária enfatizam que prevenir acidentes é a melhor estratégia. Algumas medidas simples ajudam a reduzir o risco de encontros com aranhas-marrons, como manter ambientes limpos, sem acúmulo de entulhos, sacudir roupas e calçados antes de usar, e vedar frestas em casas e prédios para dificultar a entrada desses animais.

A aranha-marrom representa um risco real à saúde quando ocorre picada, principalmente se os sintomas evoluem sem tratamento. A vigilância sanitária recomenda que qualquer suspeita seja tratada com seriedade, buscando atendimento médico imediatamente e adotando medidas de prevenção no dia a dia para evitar acidentes.

Getsites