02/03/23 às 19h19
Atualizado em 14/11/24 às 06h51
Visualizações: 701
Foto: Reprodução / WikiAves
Pessoas em trajes camuflados, coletes, chapéus, munidas de câmeras fotográficas equipadas com super lentes objetivas. Esse é, reiteradas vezes, o cenário na Praia de Tijucas, no Sul do Rio e Pontal Norte.
A região é considerada um santuário de aves migratórias e frequentada por observadores de pássaros. Por conta da relevância das aparições, pesquisadores se deslocam de várias partes de Santa Catarina, do Paraná e até do Nordeste do país.
Os observadores de aves são atraídos pela presença de uma família de sete flamingos-dos-andes (Phoenicoparrusandinus) na praia. Segundo o grupo, a família já frequenta o local há alguns anos. No site Wiki Aves (www.wikiaves.com.br), em que os observadores divulgam suas fotos, Tijucas é o local com mais registros fotográficos da espécie no Brasil.
A grande surpresa dos últimos dias, foi o primeiro registro de duas espécies de aves em Santa Catarina. A primeira delas é a agachadeira-mirim (Thinocorusrumicivorus), ave que pode ser encontrada em países como Peru, Bolívia e Argentina, além do Brasil. A foto feita pelo observador Julio Castellain marca o primeiro registro da espécie no estado. Assim como nas outras três observações feitas no país (em São Paulo e no Rio Grande do Sul), apenas um indivíduo foi avistado.
Fonte: Jornal Razão
Mais lidas de hoje