23/12/20 às 09h09
Atualizado em 13/11/24 às 23h10
Visualizações: 36
No último domingo (20) a Prefeitura de Bombinhas recebeu a Bandeira Azul para as praias de Quatro Ilhas, Mariscal e Conceição, numa cerimônia diferente por conta das restrições da pandemia. A entrega aconteceu na Praça Mirante das Ilhas, em Quatro Ilhas, e contou com a presença da Deputada Estadual Paulinha, do Prefeito Paulinho, do Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Bombinhas, Carlos Cândido, e da Secretária de Administração, Rosângela Eschberger.
Com essa premiação, Bombinhas se tornou a cidade com mais praias premiadas pelo Bandeira Azul no Brasil. Leana Bernardi, coordenadora nacional do Bandeira Azul, foi a responsável pela entrega da certificação e destacou a importância do selo para Bombinhas. “A premiação Bandeira Azul em três praias de Bombinhas é muito importante pois coloca o município em destaque no cenário nacional. O Programa Bandeira Azul oferece aos gestores de praia diretrizes para a melhoria contínua na infraestrutura e gestão e, assim, a comunidade e os visitantes têm praias mais seguras e com mais qualidade ambiental”, explica.
Para Paulinho, Prefeito de Bombinhas, o Bandeira Azul é um importante instrumento de preservação e de promoção do destino turístico. “Dizer que Bombinhas é a cidade mais azul do país, com três praias certificadas, é a comprovação de que nossos investimentos em preservação são tratados com responsabilidade, e reforça a importância da continuidade das iniciativas já em andamento. E é com os recursos provenientes da TPA que garantimos melhorias importantes no processo de educação e gestão ambiental”, diz.
A Deputada Paulinha também reforça a importância da premiação para o município e diz que este resultado é motivo de orgulho e razão de muito trabalho e amor por Bombinhas. “O Bandeira Azul coloca Bombinhas na rota de um município preocupado com a preservação ambiental, e em especial, de suas praias. Somos um paraíso e por isso, temos que lutar para preservar e conscientizar cada vez mais a nossa população e os nossos turistas”, conclui.
Temporada 2020/2021
A temporada 2020/2021 do Bandeira Azul iniciou oficialmente no dia 15 de dezembro e segue até 15 de março. Durante este período, os 34 critérios do programa serão ser cumpridos diariamente nas três praias certificadas. No entanto, o objetivo de manter as bandeiras baixadas neste momento é para evitar aglomeração de pessoas nos trechos certificados, considerando a pandemia e os decretos e portarias estaduais.
Como parte dos critérios do programa, durante os próximos meses serão realizadas atividades de educação ambiental, de forma adaptada, priorizando o online. As ações serão divulgadas nas praias e nas redes sociais da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento – Setur e da Fundação Municipal de Amparo ao Meio Ambiente – Famab.
Mais lidas de hoje