14/01/26 às 20h20
Atualizado em 14/01/26 às 22h24
Visualizações: 37
Foto: Divulgação/Prefeitura de Itapema
Dois apartamentos localizados em prédios distintos da Meia Praia, em Itapema, foram identificados com ligações irregulares de esgoto durante uma ação de fiscalização realizada nesta quarta-feira (14). As irregularidades foram encontradas em vistorias concentradas em imóveis próximos à faixa de areia.
Segundo informações apuradas com o chefe de fiscalização da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI), Cauê Imhof de Lima, foram identificadas irregularidades em dois apartamentos, ambos com lançamento inadequado de esgoto fora do sistema correto de coleta.
As duas situações resultaram na aplicação de lacre técnico, procedimento administrativo que impede qualquer intervenção na rede até a regularização do problema. A medida não representa interdição do prédio e não interfere na moradia de residentes nem na estadia de turistas.
Após a constatação das irregularidades, a administradora do condomínio é formalmente notificada e o imóvel passa por nova vistoria técnica da Conasa. A partir desse processo, o responsável tem prazo de até 20 dias para regularizar a ligação e comprovar a adequação à rede de esgoto, nos locais onde o sistema já está disponível.
Prédios são notificados por ligações irregulares de esgoto na Meia Praia em ItapemaFoto: Divulgação/Prefeitura de Itapema
Influência direta na balneabilidade de Itapema
De acordo com as equipes técnicas, ligações irregulares desse tipo têm impacto direto na balneabilidade, já que o esgoto ou a água servida percorrem a drenagem pluvial e chegam sem tratamento ao mar. Por isso, as ações de fiscalização seguem de forma contínua, com foco em áreas consideradas sensíveis da cidade.
Itapema define medidas para combater esgotos irregulares e melhorar balneabilidadeFoto: Divulgação/Prefeitura de Itapema
A fiscalização ambiental prevê ainda o uso de tecnologias de inspeção, como robôs, para identificar irregularidades em redes subterrâneas com maior precisão. As informações coletadas orientam notificações, novas vistorias e a adoção das medidas administrativas previstas na legislação.
Denúncias de despejo irregular de esgoto podem ser encaminhadas à Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI). Os relatos passam por análise técnica e, quando confirmadas as irregularidades, resultam em fiscalização no local.
Fonte: Visor Noticias
Mais lidas de hoje