Prefeita de Itapema deve assinar decreto para liberar transporte coletivo

05/06/20 às 19h19
Atualizado em 18/11/24 às 12h37
Visualizações: 395

 Deve ser assinado nesta sexta-feira (5), pela prefeita Nilza Simas o decreto que libera o transporte coletivo em Itapema. Com a assinatura do documento, a empresa Praiana, que atua na cidade e em diversos municípios da região, poderá retomar as atividades na segunda-feira (8). A data, segue ainda o decreto do Governo do Estado, que autorizou em todo território catarinense a volta do setor, desde que sigam as regras sanitárias. Em nota, a prefeitura informou que o “retorno será gradativo. Inicialmente volta o intermunicipal e depois o Municipal”. A equipe jurídica também reforçou que só aguardam o “ato do Governador”.


Na quinta-feira (4), uma reunião com representantes da Praiana e do Executivo, trataram sobre a volta dos ônibus em Itapema. Segundo antecipa o administrador da viação Praiana, Rafael Werner Seára, os transportes seguirão critérios rigorosos de higiene. “Alinhamos as regras, bem como as necessidades financeiras da empresa para voltar operar na cidade. Falamos sobre o subsídio na reunião e também ficou combinado que a Praiana vai limitar a capacidade dos ônibus a 60%”, diz.


Além da frota reduzida, a capacidade de passageiros também será limitada. Só será permitido, no máximo 60% em cada veículo. Idosos estão proibidos de utilizarem os ônibus, devido ao risco de contágio do novo coronavírus. “Será feita total higienização com hipoclorito, amônia, e será obrigatório uso de máscaras nos passageiros e funcionários da Praiana. Será disponibilizado ainda álcool em gel 70% e janelas terão que ficar abertas”, destaca. Os ônibus só poderão circular de segunda à sexta-feira, das 6h às 20h.


A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade também emitiu nesta sexta-feira (5), regras para a retomada no transporte no Estado. A determinação é que empresas de transporte coletivo intermunicipal, com características rodoviárias, reduzam a ocupação e seja feita desinfecção completa dos veículos ao término de cada viagem. Ônibus deverão ser completamente higienizados a cada quatro horas de operação.

Getsites