04/01/25 às 10h10
Atualizado em 06/01/25 às 17h34
Visualizações: 179
Patinetes elétricas (foto: Arqu8ivo NSC)
O prefeito de Itapema, Alexandre Xepa (PL), assinou nesta sexta-feira (3) uma Medida Provisória que proíbe o uso de bicicletas, ciclomotores, patinetes e outros equipamentos em áreas exclusivas para pedestres, como calçadões, passeios e calçadas. A medida, que já está em vigor, permite a circulação desses veículos apenas em ciclovias e ciclofaixas, respeitando os limites de velocidade. A fiscalização será realizada pela Secretaria de Segurança Pública e pela Guarda Municipal.
A decisão foi tomada após uma série de acidentes envolvendo patinetes e similares na cidade. No caso mais grave, um homem segue hospitalizado desde 31 de dezembro após ser atingido por um patinete. "Nossa prioridade é garantir uma cidade segura para todos", afirmou o prefeito. Neste momento inicial, as forças de segurança estão focadas em orientar os usuários; em seguida, multas e remoção de veículos serão aplicadas em caso de descumprimento.
A imprudência no uso desses veículos tem sido alvo de preocupação em outras cidades. Em Balneário Camboriú, a prefeita Juliana Pavan (PSD) foi atropelada por um patinete no último dia 31, sofrendo escoriações leves. A proibição em Itapema reflete o esforço das autoridades em mitigar os riscos associados a esses equipamentos e proteger pedestres, moradores e turistas.
Fonte: NSC
Mais lidas de hoje