27/06/24 às 20h20
Atualizado em 30/12/24 às 18h04
Visualizações: 207
Foto: MetSul/Reprodução
Uma forte massa de ar frio está avançando pelo interior do continente, resfriando uma extensa área da América do Sul e diversos estados do Brasil. Esta é a mais forte incursão de ar gelado no país até agora neste ano e a primeira do inverno.
Nos últimos meses, a América do Sul teve temperaturas excepcionalmente altas no Brasil, Paraguai e norte da Argentina, enquanto o sul da Argentina e o Chile enfrentaram um outono muito mais frio do que o normal, com neve acima do habitual. Na Patagônia, as temperaturas têm estado extremamente baixas, com mínimas diárias entre -10ºC e -15ºC.
Na Argentina, por exemplo, a cidade de Rio Gallegos registrou temperaturas de até -17,5ºC. Essa onda de frio deve se mover para o norte, alcançando o Brasil neste fim de semana e causando uma queda ainda maior nas temperaturas.
Sul do Brasil pode registrar até -7ºC
No Sul do Brasil, as temperaturas já estão baixas, com mínimas de 1,6ºC em Quaraí e Vacaria, Rio Grande do Sul, e -0,5ºC no Morro da Igreja, em Santa Catarina. No entanto, o frio deve aumentar, com as temperaturas despencando a partir de sábado. As madrugadas de domingo e segunda-feira devem ser as mais frias, com mínimas negativas ou próximas de 0ºC na maioria das cidades gaúchas.
Previsões indicam que os termômetros podem chegar a -1ºC em Santa Maria, -3ºC a -5ºC no Noroeste do estado, e até -7ºC nas regiões mais altas da Serra Gaúcha. Em Porto Alegre, as mínimas podem cair a 2ºC a 3ºC, com temperaturas ainda mais baixas nos bairros do Sul e Leste da cidade.
Santa Catarina
Santa Catarina enfrenta uma onda de frio intenso nesta quinta-feira, com a Defesa Civil alertando para temperaturas abaixo de 0°C no Planalto Sul e abaixo de 10°C em diversas outras regiões do estado. O frio, que vem se intensificando desde o início da semana, deve persistir, com expectativas de que se intensifique ainda mais a partir de sexta-feira.
À medida que a massa de ar frio se fortalece na sexta-feira, espera-se uma queda ainda mais acentuada nas temperaturas, acompanhada de chuvas fracas durante o fim de semana. Esta combinação pode levar a condições de geada, particularmente nas áreas mais altas e expostas do estado, onde as temperaturas podem cair ainda mais.
A Defesa Civil alerta para a possibilidade de formação de nevoeiros e a necessidade de cuidados adicionais devido à possibilidade de congelamento das pistas, o que aumenta o risco de acidentes nas estradas. Recomenda-se que os moradores e visitantes do estado tomem precauções extras, especialmente durante as manhãs e noites, que prometem ser as mais frias.
A previsão indica queda acentuada na temperatura no domingo (30) em Itapema. A mínima será de 7ºC e a máxima 14ºC. Na segunda (1) a mínima será de 8ºC e terça-feira (2) a mínima será de 9ºC.
Resfriamento no Sudeste
No Sudeste, o resfriamento será mais sentido no estado de São Paulo, especialmente no Sul e no Leste paulista. A capital paulista deve ter um domingo frio, com temperaturas de 12ºC a 13ºC à tarde e 10ºC à noite. No Rio de Janeiro, a temperatura cai no domingo, com previsão de chuva e temperaturas baixas. Em Minas Gerais, a influência do ar frio será menor, com Belo Horizonte mantendo temperaturas altas à tarde.
Geada generalizada no Sul
A onda de frio trará geada generalizada no Rio Grande do Sul, em grande parte de Santa Catarina e no Paraná. A geada deve ser mais intensa no domingo e na segunda-feira, com risco de danos no setor hortifrutigranjeiro.
Fonte: Visor Notícias
Mais lidas de hoje