02/04/25 às 18h18
Atualizado em 03/04/25 às 16h04
Visualizações: 101
Foto: Agência Brasil
Quem está ansioso para a chegada do frio em Santa Catarina? Podem comemorar! A previsão indica que a primeira massa de ar frio intenso e abrangente do outono está prestes a atingir o Brasil, e principalmente o Sul do país, trazendo uma queda expressiva nas temperaturas.
De acordo com o portal MetSul, especialista em meteorologia, essa mudança já avança do extremo sul da América do Sul e já provoca frio intenso na Argentina e no Uruguai.
Nesta quinta-feira (3), a incursão de ar polar alcança Buenos Aires e Montevidéu, derrubando as temperaturas nessas capitais. Entre sexta-feira (4) e sábado (5), a frente fria começa a ingressar no Rio Grande do Sul e se espalha por Santa Catarina e Paraná.
A previsão indica máximas abaixo de 20°C em grande parte do território gaúcho, com Porto Alegre registrando temperaturas entre 20°C e 21°C durante a tarde. Em Santa Catarina, segue a mesma tendência.
Em Itapema, por exemplo, na sexta-feira (04) a mínima será de 18ºC. No sábado (05) o termometro cai mais um pouco, com mínima prevista de 16ºC. Domingo (06), fica com mínima de 18ºC e na segunda-feira (07) a previsãoindica 17ºC.
Previsão de geada
A onda de frio também deve provocar geadas no Sul do Brasil, especialmente em regiões elevadas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O fenômeno será mais intenso na madrugada de sábado, com risco de geada em cidades da fronteira com o Uruguai, na Campanha e no Planalto Sul Catarinense. No domingo, as áreas afetadas tendem a diminuir, concentrando-se nos Campos de Cima da Serra.
Além do frio, Santa Catarina também deve enfrentar temporais. A Defesa Civil emitiu alerta para chuvas intensas, ventos fortes e possibilidade de granizo em diversas regiões. A recomendação é que a população acompanhe os avisos meteorológicos e esteja preparada para mudanças bruscas de temperatura.
Fonte: Visor Notícias
Mais lidas de hoje