03/11/17 às 22h22
Atualizado em 18/11/24 às 19h04
Visualizações: 595
Você sabe quem é “Athos”? Uma sigla, ou um nome, que aparece pichado em toda a região. Em diversos pontos de São João Batista, é possível notar a escritura pichada em paredes, estragando seja o patrimônio público ou privado.
Na mitologia grega Athos, era um gigante, filho de Gaia e Urano. Athos também é um personagem do grande romance Os três mosqueteiros, de Alexandre Dumas. Mas certamente estes dois personagens da história não têm nada haver com as pichações que sujam visualmente toda a região.
Não se sabe qual a mensagem esta pessoa ou grupo quer deixar para a comunidade, mas os escritos estão sempre em lugares visíveis, as vezes ATHOS e outras vezes apenas ATOS, principalmente em regiões centrais. Há relatos de comerciantes que já apagaram com tinta a pichação e em poucos dias novamente a “sigla ou nome” foi pichada.
No Brasil, a pichação é considerada vandalismo e crime ambiental, nos termos do artigo 65 da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), que estipula pena de detenção de 3 meses a 1 ano, e multa, para quem pichar, grafitar ou por qualquer meio conspurcar edificação ou monumento urbano.
Clubei
Mais lidas de hoje