20/04/17 às 14h14
Atualizado em 27/01/24 às 12h08
Visualizações: 29
A Receita Federal apreendeu um caminhão na BR-101, em Porto Belo, carregado com pelo menos 1,3 mil pneus contrabandeados. A apreensão ocorreu na terça-feira, pouco depois da praça de pedágio, no sentido Sul da rodovia, e a carga foi deslacrada nesta quinta no depósito da Receita, em São José.
Uma primeira camada da carga tinha pneus velhos e danificados, mas por trás foi observado que a maior quantidade — cerca de 90% do material apreendido — era de pneus novos ou semi-novos.
A ação ocorreu após denúncias contra a empresa que contratou o caminhão. Os pneus não tinham nota fiscal de entrada do produto no Brasil, caracterizando o contrabando, provavelmente do Paraguai, conforme informações da Receita.
Haverá perícia na carga para avaliar se ela poderá ser doada ou será destruída. Há expectativa de que a quantidade de pneus seja até maior do que a informada oficialmente, em razão da forma como foram encontrados os objetos no caminhão, com alguns pneus dentro de outros.
O caminhão tinha placas de Cunha Porã e o motorista é o proprietário do veículo. Ele será ouvido e, se for comprovado que não agiu de má-fé e não sabia da ilegalidade, deve ser liberado. Caso se constate que ele tinha conhecimento do crime, ele pode perder o caminhão e ser multado.
Diário Catarinense
Mais lidas de hoje