09/08/17 às 12h12
Atualizado em 18/11/24 às 19h57
Visualizações: 44
Descrito pela mitologia grega como “o rio do esquecimento, aquele que apaga nos homens as suas vidas passadas”, “Lete” dá nome ao espetáculo que a Beradera Companhia de Teatro, de Rondônia, apresenta gratuitamente em seis cidades catarinenses, no circuito nacional Palco Giratório Sesc 2017. Concebida em 2013, a montagem propõe uma reflexão sobre os diversos ciclos migratórios que moldaram a cidade de Porto Velho ao longo da história, culminando com o ciclo das usinas hidrelétricas. A peça estreou pouco antes da cheia histórica do rio Madeira, em 2014, que ultrapassou em dois metros a última marca registrada e afogou comunidades ribeirinhas inteiras.
O espetáculo carrega impressos de sentimentos sobre as vozes não alcançadas dos atingidos pela enchente e a memória dissipada nas águas velozes e violentas do rio. A peça lança luz sobre as vozes não ouvidas nestes processos econômicos e evidencia a memória que se esvai nas águas velozes e violentas do rio. Quatro atores-narradores se revezam em mais de vinte personagens em uma trama construída sobre cem anos de história concentradas em uma. As músicas que compõem a trilha sonora do espetáculo foram desenvolvidas a partir de referências no trabalho de ribeirinhos, principalmente da comunidade de Nazaré, onde está localizado o instituto Minhas Raízes.
As apresentações são gratuitas e acontecem em Tijucas (12/08), Brusque (14/08), Rio do Sul (16/08), Lages (18/08), Urubici (21/08) e Florianópolis (24/08, no Festival Palco Giratório). A programação detalhada com locais e horários pode ser consultada em https://sesc-sc.com.br/evento/3586/null.
Espetáculo: “Lete”, da Beradera Companhia de Teatro – Rondônia.
Data: 12/08 (sábado)
Horário: 18h
Local: Anfiteatro Leda Regina
Classificação etária: 12 anos
Mais lidas de hoje