Santa Catarina poderá ter um frei beatificado e canonizado

26/02/18 às 19h19
Atualizado em 19/11/24 às 03h39
Visualizações: 58

O Vaticano respondeu, nesta semana, o pedido de avanço do processo para beatificação e canonização de Frei Bruno. A documentação foi encaminhada à diocese de Joaçaba, no Oeste catarinense. A Paróquia Santa Terezinha entrou com o pedido há aproximadamente um ano e meio.

Para analisar o pedido, a Igreja Católica levou em consideração o grande número de fiéis e devotos que participam anualmente da romaria de Frei Bruno, em Joaçaba, além de 200 testemunhos sobre o exemplo de vida e história do frei e os juramentos de milagres alcançados por fiéis.

O documento enviado pelo Vaticano é conhecido como “Nada consta” e autoriza a continuidade do processo. Segundo Dom Mario Marquês, bispo diocesano, há a possibilidade que em três meses seja encaminhado a Roma o pedido de conclusão dos trabalhos. “Lá haverá uma outra avaliação sobre o que mandaremos. Depois da beatificação vem o outro processo que chamamos de canonização”, explica Dom Mario.

O próximo passo é encaminhar ao Vaticano a biografia do religioso juntamente com depoimentos de fiéis. A beatificação depende da comprovação de um milagre. De acordo com Sandro Ciarnoscki, frei Franciscano, foram identificados pelo menos oito milagres. “Estamos fazendo entrevistas e avaliando a documentação que as pessoas têm dessas situações e de milagres que queremos apresentar como prova da santidade de Frei Bruno”, diz Sandro.

O processo conta com o apoio dos fiéis, que podem apresentar cópias autenticadas de documentos que comprovem o caminho de santidade percorrido por Frei Bruno ou que contribuam com a pesquisa.

 

G1

Getsites