21/09/24 às 10h10
Atualizado em 21/12/24 às 12h22
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Foto: Divulgação
Uma proposta de adoção de tarifas de pedágio variáveis, conforme o horário de tráfego, foi apresentada pela Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina) durante uma reunião realizada nesta sexta-feira (20). A sugestão faz parte de uma série de propostas para a repactuação das concessões das rodovias BR-101 e BR-116, que atravessam o estado.
A ideia do pedágio variável visa reduzir o tráfego nos horários de pico, oferecendo valores menores durante períodos de menor uso. O modelo busca incentivar o uso das rodovias em horários alternativos, ajudando a diluir o tráfego. De acordo com a Câmara de Assuntos de Transporte e Logística da Fiesc, estudos realizados nos Estados Unidos apontam que essa modalidade pode aumentar a receita de pedágios de forma significativa.
Além do pedágio variável, outras propostas foram sugeridas, como o sistema de freeflow, onde o pagamento é feito de acordo com o trecho percorrido, utilizando monitoramento eletrônico em vez de praças de pedágio. Também foi discutido o aumento da velocidade máxima em determinados trechos e o uso de sistemas inteligentes de controle de tráfego.
As sugestões da Fiesc serão encaminhadas ao Ministério dos Transportes e à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que estão em processo de discutir a prorrogação da concessão da BR-101 Norte, atualmente válida até 2033, com a possibilidade de extensão até 2048.
Com informações do colunista da NSC Total, Jefferson Saavedra.
Fonte: Visor Notícias
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