Se você tem mais de 40, ficar 10 segundos em uma perna só pode revelar muito sobre sua saúde, diz estudo

30/01/26 às 12h12
Atualizado em 30/01/26 às 20h57
Visualizações: 20

Imagem meramente ilustrativa

Pesquisas recentes têm destacado a importância de exercícios de equilíbrio — em particular a capacidade de ficar em pé sobre uma perna — para a saúde de pessoas com mais de 40 anos, ajudando não apenas a prevenir quedas, mas também funcionando como um indicador de envelhecimento saudável.

De acordo com especialistas, o senso de equilíbrio começa a declinar gradualmente após os 40 anos, e isso pode refletir mudanças no sistema neuromuscular, na visão e na integração sensorial. Medir quanto tempo alguém consegue manter-se em pé em uma perna só por 10 segundos ou mais tem sido apontado por estudos como uma forma simples de avaliar a saúde física geral. Um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine mostrou que adultos de meia-idade que não conseguem manter o equilíbrio por pelo menos 10 segundos em uma perna podem ter um risco significativamente maior de mortalidade ao longo dos anos seguintes, quando comparados àqueles que conseguem completar o teste com sucesso. “A capacidade de manter o equilíbrio em uma perna é uma das medidas mais preditivas para o envelhecimento”, afirma especialista em desempenho humano. Isso porque o equilíbrio envolve não apenas músculos e articulações, mas também o sistema nervoso central, a propriocepção e a visão — fatores que tendem a se deteriorar com a idade. Além de servir como um teste de avaliação, esse tipo de exercício também traz benefícios diretos: fortalecer os músculos das pernas e do core, melhorar a estabilidade e coordenação corporal e reduzir o risco de quedas — um dos principais fatores de hospitalização em idosos. Profissionais de saúde recomendam incluir no dia a dia exercícios básicos de equilíbrio, como ficar em pé sobre uma perna por alguns segundos repetidas vezes ao longo da semana, ou combinar esse movimento com outras atividades funcionais.

Com uma prática contínua, mesmo simples, muitos adultos podem melhorar sua estabilidade, manter independência por mais tempo e promover bem-estar físico geral à medida que envelhecem.

 

Getsites