30/07/18 às 08h08
Atualizado em 03/01/24 às 22h45
Visualizações: 18
O pagamento do abono PIS/Pasep ano-base 2017 já está liberado e tanto os trabalhadores da iniciativa privada, nascidos em julho, como servidores públicos com final da inscrição zero, já podem fazer o saque do benefício.
Tem direito ao abono quem está cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, quem recebeu até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e quem exerceu atividade remunerada por, pelo menos, 30 dias em 2017. Além disso, é preciso que o empregador tenha informado os dados do empregado corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
O pagamento vai seguir um calendário e vai ser feito em etapas. Quem nasceu entre julho e dezembro recebem ainda este ano. Já os nascidos entre janeiro e junho terão o saldo disponível para saque apenas em 2019.
O PIS é pago ao trabalhador da iniciativa privada, que pode retirar o dinheiro na Caixa Econômica Federal (CEF). Para quem tem o Cartão Cidadão, o valor pode ser retirado em qualquer casa lotérica ou caixa eletrônico. Agora, quem for cliente da Caixa, vai ter o valor creditado diretamente na conta.
Já no caso do Pasep, o benefício é pago aos servidores públicos por meio do Banco do Brasil. Quem quiser mais informações sobre o Pasep pode ligar para o 0800 729 0001.
O valor do abono varia de R$ 80 a R$ 954 e é proporcional ao tempo de serviço em que a pessoa trabalhou formalmente no ano passado. Lembrando que quem tiver direito ao benefício tem que fazer o saque até 28 de junho de 2019.
Mais lidas de hoje