TRE mantém resultado das eleições em Biguaçu com decisão unânime

10/12/25 às 20h20
Atualizado em 11/12/25 às 00h
Visualizações: 35

TRE-SC rejeita por unanimidade recurso do PSD e do ex-prefeito Tuta contra a reeleição de Salmir da Silva e Alexandre Martins de Souza em Biguaçu, mantendo decisão da primeira instância.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) rejeitou, por unanimidade, em sessão realizada na tarde desta quarta-feira (10), recurso do PSD e do ex-prefeito Tuta contra a reeleição do prefeito Salmir da Silva (Republicanos) e do vice-prefeito Alexandre Martins de Souza (Podemos). O voto do relator Marcelo Pizolati foi acompanhado pelos outros seis desembargadores da corte.
Tuta, que já havia perdido o recurso na primeira instância, recorreu ao TRE-SC alegando conduta vedada a candidatos durante uma festa dos idosos durante a eleição de 2024.

O candidato derrotado nas urnas aduziu que teria ocorrido pedido de votos ao prefeito e vice em evento promovido pela Prefeitura de Biguaçu quando uma servidora municipal fez uso do microfone.

Na ação julgada pelo juiz eleitoral da comarca, o magistrado entendeu que nem Salmir e nem Alexandre pediram votos no evento e que a atitude da servidora foi um ato isolado.

O relator do caso no TRE também entendeu que não cabe imposição da sanção de inelegibilidade a Salmir e Alexandre, visto que ambos não fizeram nenhum pedido durante o evento.

Também ficou atestado que não houve comprovação de que a simples realização do evento em comemoração ao dia do idoso, custeado pelo Poder Público Municipal, tenha afetado a igualdade de oportunidades entre os candidatos em disputa.

Salmir e Alexandre foram reeleitos na eleição de 2024 com mais de 27,5 mil votos, obtendo 70,01% dos votos válidos. Com informações Biguá News.
 

Fonte: Jornal Razão

Getsites