Um marco histórico para o Rio Santa Luzia e para a Praia de Tijucas

28/11/25 às 17h17
Atualizado em 29/11/25 às 17h22
Visualizações: 303

Fotos: Prefeitura de Tijucas/Divulgação

Porto Belo e Tijucas deram um novo passo para a execução do molhe e da dragagem do Rio Santa Luzia. Nesta quinta-feira, dia 27 de novembro, os dois municípios formalizaram a assinatura dos contratos para elaboração do projeto de engenharia e para a realização dos estudos ambientais necessários à obra. O ato reuniu autoridades, lideranças comunitárias e representantes da Mega TR Empreendimentos Imobiliários, que financiará integralmente os estudos.
Participaram do evento os prefeitos Joel Lucinda, de Porto Belo, e Maickon Sgrott, de Tijucas, o deputado estadual Emerson Stein, vereadores e moradores do bairro Santa Luzia. Foram contratadas a empresa que fará o projeto do molhe e a equipe responsável pelo licenciamento ambiental, etapa obrigatória antes do início do processo de dragagem.
Segundo os municípios, os estudos incluem levantamentos de campo, modelagem hidrodinâmica e análises técnicas que irão definir o melhor traçado, profundidade e dimensões do molhe, além das condições adequadas para a dragagem do rio. O prazo previsto para conclusão da etapa ambiental é de 120 dias.
A obra é considerada estratégica para a região, especialmente para os pescadores do Santa Luzia. Além de melhorar as condições de acesso das embarcações ao mar, o projeto busca reduzir riscos de alagamentos e minimizar problemas causados pelo assoreamento. Representantes da Defesa Civil destacaram que a intervenção também terá impacto na segurança de áreas vulneráveis em ambos os municípios.
Concluídos os estudos e o licenciamento ambiental, Porto Belo e Tijucas irão articular as autorizações finais e buscar recursos para execução da obra, com apoio da Mega TR e de lideranças regionais. A ação é apontada como um marco na integração entre os dois municípios e no avanço da infraestrutura local.


 

Fonte: Vipsocial

Getsites