11/04/17 às 20h20
Atualizado em 09/11/22 às 23h
Visualizações: 38
Após passar por Ituporanga, Joinville, Lages e São José, a operação de descontaminação e prensagem de veículos judiciais, realizada pela Comissão Estadual de Leilão do Detran/SC, chega à Tijucas. Nessa edição, serão compactados 100 veículos inservíveis, - dentre carros e motos, vinculados a processos judiciais e que foram liberados pelo juiz da comarca. O objetivo é dar uma destinação ecologicamente correta aos veículos que estão há décadas no pátio da delegacia do município, causando problemas de saúde pública e ao meio ambiente, dentre outros fatores sociais e econômicos.
A descontaminação inicia nesta quarta-feira, 12; e a prensagem, está prevista para o fim do mês.
A descontaminação consiste na retirada do combustível, óleo do motor, extintor de incêndio, bateria e cilindro de gás natural de cada item, individualmente. Feito isso, a ação é concretizada com o amassamento dos veículos, que é realizado por uma empresa licitada, através de contrato de prestação de serviços firmado com a Secretaria de Estado da Segurança Pública.
Inicialmente a equipe dos ferrosos da Comissão de Leilão fez a avaliação, com a identificação e seleção dos veículos, em seguida elaboraram um relatório detalhado de cada item, que seguiu para apreciação do respectivo juiz, que se manifestou positivamente à liberação dos veículos para prensagem.
Integrante da Comissão de Leilão e coordenador dos ferrosos, o delegado Adalberto Safanelli ressalta a importância da conscientização no destino correto dos veículos inservíveis, abandonados pelas mais diversas causas, os quais se tornam criadouros de mosquitos e outros animais que proliferam doenças.
“Notamos o contentamento dos vizinhos em presenciar o trabalho da equipe na destinação desses veículos, que agora serão reutilizados como matéria prima na indústria metalúrgica. Estamos em tratativas para executar a ação em outras localidades, promovendo novos contatos com os municípios para avaliarmos a possibilidade de incluí-los no calendário de trabalhos deste ano”, frisou Safanelli.
Após Tijucas, o programa será levado para Garopaba e Caçador, onde serão descontaminados e prensados cerca de 120 veículos.
A execução da ação é possível através da implementação da Lei nº 13.281/16.
Janaina Guliato - Jornal Razão
Mais lidas de hoje