Veja como ficará o calçadão da Avenida Atlântica em Balneário Camboriú

06/12/21 às 15h15
Atualizado em 25/11/24 às 22h56
Visualizações: 4196

Foto: Reprodução

O projeto de reurbanização da Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú foi apresentado pela prefeitura durante a inauguração da faixa de areia da nova Praia Central. A proposta foi desenvolvida pelo escritório de arquitetura carioca Índio da Costa. O calçadão será ampliado. Também será plantada vegetação de restinga, uma exigência do licenciamento ambiental da obra de alargamento da faixa de areia da praia.

A Praia Central foi totalmente entregue aos banhistas na sexta-feira (3). Com a conclusão da obra de alargamento, a média de largura da faixa de areia passou de 25 para 70 metros. No sábado (4), o município fez um evento para inaugurar a temporada de verão na cidade.

O trabalho de reurbanização vai revitalizar a área entre a praia e a Avenida Atlântica. A previsão é que as obras comecem no ano que vem. Porém, conforme o município, o projeto e o processo licitatório dos trabalhos ainda precisam ser finalizados. Não foram divulgados prazos de quando a obra deve ficar pronta ou quanto ela vai custar.

Além do calçadão mais largo, para pedestres, também está prevista ciclofaixa e uma faixa específica para corrida. De acordo com o projeto, ao longo da orla haverá parque, playground infantil, academia de ginástica, local para animais de estimação, bicicletários e decks. Os quiosques também serão reformulados. Estão previstos também novos postes de iluminação e lixeiras.

Parte da estrutura será montada sobre a areia. Portanto, ao final dos trabalhos, a faixa de areia da praia ficará menor. A prefeitura afirmou que, como o projeto ainda não foi finalizado, não se tem certeza da medida do quanto a estrutura avançará sobre a praia.

 

Restinga

Em relação à restinga, ela será plantada na areia. A estimativa de custo para o plantio, reposição da vegetação, cercamento e monitoramento é de R$ 1.505.192,81. A vegetação será colocada em toda a praia. Atualmente, não há restinga na Praia Central. Segundo a secretária municipal do Meio Ambiente, Maria Heloisa Lenzi, as plantas foram se perdendo com o avanço da ocupação humana na área.

A prefeitura informou neste domingo (5) que já há uma empresa vencedora da licitação para o trabalho de restinga. Porém, ainda corre o prazo de apresentação de recursos. Somente após esse período será homologado o contrato.
 

Fonte; Visor Notícias

Getsites