Você sabe o que tem na sua água?

17/09/19 às 14h14
Atualizado em 25/05/25 às 01h28
Visualizações: 40

Foto: Divulgação

A água de poços ou bicas, apesar de ser cristalina e sem odor, não necessariamente possui qualidade. Ferver, apenas, não exclui a possibilidade de contaminação
 

 A água proveniente de poços ou bicas não passa por nenhum tipo de controle e, consequentemente, não é possível comprovar a sua potabilidade. Por isso existe um grande risco ao consumi-la, pois essa pode ser a causa de algumas doenças. Como não existe fiscalização sobre estas fontes, ela pode estar contaminada com bactérias ou coliformes e, quando ingerida, acaba fazendo mal aos humanos ou animais.

A água de poços ou bicas, apesar de ser cristalina e sem odor, não necessariamente possui qualidade. Ferver, apenas, não exclui a possibilidade de contaminação. O morador acaba se contaminando sem saber, justamente porque bebe água de fonte duvidosa.

Por esta razão a concessionária Águas de Bombinhas alerta a população sobre esse consumo, que pode trazer riscos para a saúde e dar origem a problemas sérios como hepatite, diarreia, disenteria, cólera e até febre tifoide. Por isso é tão importante fazer a ligação na rede e ter certeza de sua procedência.

A água distribuída pela rede da Águas de Bombinhas passa por diversos testes, o que garante a sua qualidade para o consumo. Todos os meses são realizados mais de 4.000 análises de água e, além disso, ela passa por várias etapas de tratamento. Assim, a qualidade é garantida dentro dos limites determinados pela legislação. Os resultados das análises, inclusive, podem ser acompanhados na fatura dos clientes. Por isso consumir água tratada é uma certeza de segurança para a saúde do morador e sua família.

Fonte: Visor Notícias

Getsites