Ymanitu é tetracampeão em tênis de cadeira de rodas

15/10/18 às 14h14
Atualizado em 08/10/24 às 00h37
Visualizações: 69

 Ymanitu Silva é tetracampeão do Torneio Profissional de Tênis em Cadeira de Rodas da Semana Guga Kuerten. O número 1 do Brasil conquistou o título da categoria Quad nas quadras do Jurerê Sports Center (Jusc), no bairro de Jurerê Internacional, em Florianópolis.

Oitavo melhor do mundo, Ymanitu superou a japonesa Mika Ishikawa na final da manhã nublada de domingo. Venceu em dois sets, parciais de 6/4 e 6/2, para erguer o quarto troféu de simples na Semana Guga Kuerten. No sábado, conquistou o título em também duplas, ao lado de Ishikawa.

O vento, que por vezes soprou forte, complicou a estratégia inicial de jogo do campeão. “Até acostumar com o lado certo (do vento), demorou um pouco. Tenho dificuldade de jogar quando tem muito vento. Aos poucos, consegui me soltar e colocar em prática o que estava treinando durante a semana”, destacou o catarinense, natural da cidade de Tijucas.

Já o segundo set, em que fechou o jogo, foi mais tranquilo: “Meu saque, minha principal arma, junto com o forehand, começaram a entrar. Joguei mais solto.” Agora, Ymanitu entra na reta final do calendário mundial, com destaque para a participação no Master de Duplas, ao lado de Ishikawa, na Holanda. “O título dá confiança e otimismo para os próximos desafios. Essa semana foi uma ótima oportunidade para dar ênfase na preparação para as próximas etapas para encerrar o ano”, garante.

ESPANHOL CAVERZASCHI ERGUE O TROFÉU MASCULINO

O espanhol Daniel Caverzaschi conquistou o título da principal categoria do torneio de Tênis em Cadeira de Rodas. Para erguer o troféu em sua primeira participação na Semana Guga Kuerten, o 16º do ranking ITF bateu o chileno Alexander Cataldo, em 6/1 e 6/4.

Depois de protagonizar “final antecipada” no sábado, quando superou na semifinal o xará Daniel Rodrigues, principal tenista nacional, em três sets, Caverzaschi vibrou muito com o momento de superação.

“Na verdade, ontem (sábado) disputei um jogo muito duro, desgastante, e sabia que, hoje, a decisão também seria muito difícil. Fiz um grande esforço, com concentração alta, sem pensar na vitória, pensando em cada ponto”, definiu.

“Estou muito feliz, porque, depois de uma semifinal desgastante, quando venci o número 1 do Brasil, consegui manter a concentração e o alto nível, para fazer um jogo sério e conquistar o título” completou o tenista madrilenho, que tem como objetivo para o próximo ano entrar no seleto grupo dos Top 10 da ITF.

No sábado, Caverzaschi ergueu o troféu de duplas. O tenista espanhol conquistou o título em parceria com o japonês Yoshinobo Fujimoto.

NO FEMININO, COLOMBIANA BERNAL CONQUISTA O TÍTULO

No confronto das principais favoritas, a colombiana Angelica Bernal derrotou a alemã Katharina Kruger na decisão. Para erguer o troféu, a segunda favorita da 8ª Copa Guga Kuerten em Cadeira de Rodas soube administrar o jogo e vencer Kruger, cabeça-de-chave número 1, em 6/2 e 7/5.

Como consolo para a tenista alemã, coube a conquista do título em duplas no sábado, ao lado da brasileira Meirycoll Duval.

EMOÇÃO DO ÍDOLO NA ENTREGA DA PREMIAÇÃO

Gustavo Kuerten abriu a solenidade de encerramento da 8ª Copa Guga Kuerten em Cadeira de Rodas com homenagem ao coordenador de quadristas (responsável pela manutenção e cuidado das quadras), Geovane Martins, que trabalhou em todas as edições da Semana Guga Kuerten e morreu esse ano.

Logo após a distribuição de troféus aos campeões, o tricampeão de Roland Garros também homenageou, em parceria com a vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Maria Naise Pedrosa, o precursor do tênis em cadeira de rodas no Brasil, José Carlos Moraes.

“Esse cara (José Carlos Moraes) colocou a cadeira de rodas dentro de quadra, é um sonhador, um idealista. Sem ele não estaríamos aqui hoje”, destacou Guga, durante homenagem ao atleta que trouxe a modalidade para o país, em 1985.

OS CAMPEÕES

Masculino

1º - Daniel Caverzaschi (ESP)

2º - Alexander Cataldo (CHI)

 

Feminino

1º - Maria Angelica Bernal (COL)

2º - Katharina Kruger (ALE)


Quad

1º - Ymanitu Silva (BRA)

2º - Mika Ishikawa (JÁ)

 

Júnior

1º - Luigy Nieves (COL)

2º - Jocélio Torquato (BRA)


Duplas masculino

1º - Daniel Caverzaschi (ESP) e Yashinobu Fujimoto (JAP)

2º - Daniel Rodrigues (BRA) e Agustin Ledesma (ARG)


Duplas feminino

1º - Katharina Kruger (ALE) e Meirycoll Duval (BRA)

2º - Maria Florencia (ARG) e Maria Angelica Bernal (COL)


Duplas quad

1º - Ymanitu Silva (BRA) e Mika Ishikawa (JAP)

2º - Augusto Fernandes (BRA) e Julio Rueda (GUA)

RIO GRANDE DO SUL CAMPEÃO DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES

O Rio Grande do Sul venceu a Copa das Confederações de Beach Tennis, encerrada na tarde de domigo nas quadras do Jurerê Sports Center. São Paulo ficou em segundo lugar, à frente do Paraná, em terceiro, Santa Catarina, em quarto, e Rio de Janeiro, em quinto. Na categoria Profissional, Santa Catarina foi campeã, com o Rio Grande do Sul de vice. Na categoria A, São Paulo em primeiro, e Ceará em segundo lugar.

O domingo de decisões também apontou os campeões do Tennis Kids, com disputas da garotada de 8 a 11 anos, masculino e feminino. O torneio teve a participação de 316 tenistas mirins.

E, a partir desta segunda-feira (15), atletas de todo o país entram em quadra na disputa da chave principal da Copa Guga Kuerten Infantojuvenil, competição que vale pontos no ranking da CBT (12 anos), do COSAT (14/16 anos) e da ITF (18 anos).

Na categoria 14 anos, os atletas disputam a oportunidade de participar da última etapa do Le Mondial Lacoste, em Londres, que acontece antes das finais do ATP World Tour Finals. E na 16 anos, os campeões (masculino e feminino) ganham o wild card para competir no Le Petit As, em Tarbes (na França), um dos principais torneios juvenis da Europa.

Os últimos três dias da Semana, concentram os jogos da Copa Guga Kuerten de Beach Tennis, o Festival Escolinha Guga de Minitênis, no sábado (dia 20), com caráter recreativo para crianças de 4 a 10 anos, organizado pela equipe da Escola Guga, além das finais do 12, 14, 16 e 18 anos da Copa Guga Kuerten Infantojuvenil.

A Semana Guga Kuerten é promovida pelo Guga Kuerten Company com a parceira da Genial Investimentos, Café do Ponto, Aurora Alimentos, Lacoste, Estácio, Jurerê Il Campanário, e Comitê Paralímpico Brasileiro, tem apoio do Instituto Sabin, C-tech Construtora, Red Horse Energy Drink, Involves, Lougge, Escola Guga Tênis, RGK Investimentos Imobiliários, Coltex Têxtil, blau.blau, Clube Doze de Agosto, Pó Piacentini, ITF, CBT, FCT, daquiprafora, Quadroville, Arnica Sports e Água Mineral Santa Rita.

CAMPEÕES TENNIS KID

11 anos

Masculino

1º - Vitor Cunha (MG - Atleta da Equipe Guga BH)

2º - Vinicius Lucas (MT)


Feminino

1º - Carolina Martins (SC)

2º - Ana Johan (PR)

10 anos

Masculino

1º - Pedro Dietrich (RS)

2º - Francisco Damorim (SP)


Feminino

1º - Julia Miranda (SP)

2º - Helena Piquet (DF)


9 anos

Masculino

1º - Rafael Gama (PR - Atleta da Escola Guga Tênis Curitiba)

2º - João Maciel (DF)


Feminino

1º - Carolina Castro (DF)

2º - Luiza Pereira (SP)


8 anos

Masculino

1º - Rafael Souza (SP)

2º - João Nardi (PR)

 

Feminino

1º - Antonella Pazzotti (PR)

2º - Maria Eduarda dos Santos (SC - Atleta da Escola Guga Tênis LIC)


10ª SEMANA GUGA KUERTEN
Data: 11 a 21 de outubro
Local: Jurerê Sports Center (Florianópolis)

Programação
15 a 21/10 - Copa Guga Kuerten Infantojuvenil
18/10 - Homenagem da FFT ao Guga, às 15 (Jusc)
19 a 21/10 - Copa Guga Kuerten de Beach Tennis
11 a 21/10 - Mostra Guga Kuerten
20/10 - Festival Escolinha Guga de Minitênis
21/10 - Finais da Copa Guga Kuerten Infantojuvenil

 

 

Visor Notícias/ Foto: Hermes Bezerra/Divulgação

Getsites